Senhor Deus, esta é a Ana - Notas de música

"Eu toda a vida toquei piano mas não sabia ler uma nota. Consigo perfeitamente tocar uma música de ouvido, mas se tivesse de a tocar por música devia sair uma marcha fúnebre!(...)
Foi portanto este o método que utilizei para ensinar qualquer coisa à Ana, mas em breve ela se lançaria à conquista dos acordes maiores, os menores, os de sétima menor, os de sétima diminuta e as inversões. Sabia muito bem os seus nomes, mais do que isso, sabia que o nome que se dava a um grupo de notas dependia do lugar onde elas eram tocadas e da forma como eram tocadas. É claro que se levantou o problema do porquê de um grupo de notas se chamar "acorde". Aí entrou ao serviço o dicionário Weekley. Ficámos então a saber que "acordes" e "harmonia" era mais ou menos a mesma coisa. Demos mais uma volta ao dicionário para vermos quais os sentidos da palavra "acorde" e chegámos à palavra "concordância". Aí parámos.
Pouco tempo depois dou com a Ana espantadíssima, olhos arregalados, boca aberta, expressão de grande surpresa. Parou subitamente de jogar com os outros miúdos e, calmamente, dirigiu-se para mim.
- Fynn - e a sua voz crescia de perplexidade -, Fynn, nós todos tocamos o mesmo acorde!
- Não me admiro nada - disse. - Mas de que é que estás a falar?
- Desses nomes diferentes que têm as religiões, Fynn.
- E o que é que isso tem a ver, com os acordes? - perguntei.
- Todos tocamos o mesmo acorde para o Senhor Deus, mas com nomes diferentes.
(...) Esta miúda tinha realmente a capacidade de analisar uma questão a fundo até descobrir o seu esquema para depois olhar em volta e reparar em esquemas semelhantes aplicados a outros campos.
- Fynn, os nomes dos acordes...- começou ela.
- O que têm? - perguntei.
- A primeira nota não pode ser o Senhor Deus senão não lhe podiamos dar nomes diferentes. Teria de ser sempre o mesmo nome - continuou.
- Acho que tens toda a razão. Então qual é a primeira nota?
- Sou eu ou tu, ou o Ali, Fynn é qualquer pessoa. Por isso é que têm todos nomes diferentes. Por isso é que há religiões tão diferentes. É por isso.
(...)

Acho que o Senhor Deus deve ser muito bom músico para conhecer os nomes de todos os acordes. Talvez Ele não se importe de saber que a gente lhes dá nomes diferentes desde o momento que saiba que o tocamos."

in Senhor Deus, esta é a Ana

Sem comentários: