Lisboa, Lisboa...






Aqui ficam algumas fotos do que foi o dia de hoje.
Às vezes há necessidade de termos dias só nossos. E para mim, era essencial há muito tempo que este dia acontecesse.
Daqueles dias em que fazemos o que nos apetece, às horas que nos apetece. Temos um plano do dia, ou não temos. Tanto faz... deixamo-nos ir ao acaso, porque entramos por uma rua, saímos num beco, e tudo se torna mágico e novo.
Talvez, tenha feito isto nem tanto para sentir que já faço parte deste novo lugar, mas que esse lugar já faz parte de mim. É assim que funciono. É assim que arrumo as coisas no coração.
Fui onde tive que ir...descobri o que tinha que descobrir.
Foi um dia em que os meus sentidos estiveram atentos ao que me rodeava. Observar...ouvir...sentir-me envolvida por algo, que afinal, já passou a ser meu.
Lisboa está em festa e arrasta-me com ela para toda esta cor e movimento. Sim! Isto é tipo uma Queima das Fitas onde todos entram, onde todos defendem com orgulho o seu espaço!
Eu pensava (na minha pequenez) este dia seria espectacular porque ia andar sozinha por aí, por onde quisesse de máquina na mão a fotografar. Mas afinal...voltei a bater com a mão na testa quando entrei numa Igreja em Alfama, para procurar uma "Pietà" para o avô. Não encontrei...mas encontrei lá o meu Amigo que me convidou a ficar um pouco. Então tivemos uma conversa de alguns minutos e no fim, achei por bem convidá-Lo para vir comigo. Claro está que aceitou!
Então...juntos (re)paramos em muita coisa! Fomos ver exposições, andamos numa roda "gigante", e comemos gelado! E foi mesmo bom!
Um dia cheio de sentido... um dia que começou por ser pobre, por querer ser eu a mandar em mim mesma! Mas descobri a tempo - e isso fez tudo valer a pena.
Quando finalmente, depois de deixar de sentir os pés (porque muito andei eu, hoje) cheguei a casa pensava: Ahhh a minha caminha!; Então o meu Amigo, achou que eu ainda tinha muitas coisas boas para viver HOJE!, e mandou a minha vizinha da frente desafiar-me para um pezinho de dança na festarola do bairro. Quem sou eu para recusar um pezinho de dança? (sim, mesmo quando não se sentem os pés). Então...novamente...o pezinho de dança tornou-se em algo MAIOR (como Ele costuma fazer), e tornei-me amiga de miudos do bairro, que às tantas me queriam na equipa deles (sim, eu andei a jogar ao lencinho, ao "Congela", ao macaquinho de chinês...), puxavam-me para dançar "Agora sou eu a dançar contigo!!! Mas SÓ EU!", ensinei o que sabia de danças latinas e com paciência consegui que eles aprendessem. E sim, foi uma vitória! Quando disse que tinha que me vir embora, agarram-se a mim num abraço apertado e disseram: Queriamos tanto que ficasses!
...
Acabaram por vir connosco para casa (porque moramos uns ao pé dos outros), e vim todo o caminho de mãos dadas com duas pequenas. Amanhã vêm cá, para ver os meus desenhos!
Sim... cada vez mais tenho a certeza de que o meu caminho é por aqui.
E todos, todos os dias...quando achamos que "ah...acabou, hoje já não aprendo mais nada" vem uma "vizinha", chamar-nos e desafia-nos a bem mais!
Foi realmente um...grande dia!

Sem comentários: