Estar dentro é melhor do que estar fora

O ASJ acabou hoje para mim.
Depois de 4 anos a dar do meu tempo e das minhas experiências de Fé e de vida.
Pintámos a cara de cor de esperança, trouxemos sorrisos, histórias, voamos bem mais alto. De semana para semana.
Quis mostrar a estes pequenos que Deus não é Alguém distante que vive dentro de uma Igreja, mas sim alguém que sai para fora e está presente sempre na nossa vida. Que se senta connosco no chão, que vai nadar connosco, que estuda ao nosso lado, que está no nosso grupo de amigos mesmo que não O vejamos. Que cada um de nós é a imagem de Deus, e que até O encontrarmos a nossa felicidade não será a felicidade completa.
O grupo de animadores foi sem dúvida algo muito importante - um grupo de amigos; A disposição de dar de si é uma coisa muito bonita, e que nós fizemos e faremos com a maior alegria.
O espírito do ASJ é algo que não se explica. É algo para se viver por dentro, tal como Deus, tal como as coisas das quais podemos falar. Viver por fora é algo limitado que não nos deixa perceber como estas são quando olhadas do ponto em que se conhecem.
Quando vejo estes meninos, lembro-me de como eu era. Sempre atenta a sinais, a tentar descobrir, a tentar aproximar-me. Rezo para que eles não percam isto nem a vontade de deixar este grupo.
Agradeço muito as sementes que fomos deixando em todos e em cada um, e as que eles deixaram em mim. Espero que daqui a uns anos se lembrem de que houve um grupo que quis plantar neles grandes árvores com frutos bonitos.
No fundo, o que sei é que estar por dentro é melhor do que estar por fora. O ASJ é mais um capitulo com histórias fantásticas que eu poderei contar.
Nós somos como "O peixe e o mar" ou como o Astrónomo na noite estrelada. Somos como o Frasco de Pedras, de areia e água. Somos como a pessoa do "Pegadas na Areia". Estamos à procura, e estaremos. Mas se confiarmos, vamos encontrar! Eu prometo, eu sei!
Sei que o impossível se pode alcançar e a tristeza jamais vencerá!!! Há um pedacinho de Deus em cada um e isso dá-nos um rumo certo ao coração.
No fundo, tem que partir de nós a vontade de conhecer e "nadar" em águas desconhecidas, mais fundas. Cabe-nos enfrentar o que for preciso para sermos felizes!
Temos necessidade de prolongar os momentos, de prolongar "o estar". Porquê? Acho que é porque quando algo está tão debaixo da pele não pode sair. Continua a morar dentro de nós, mas de maneira diferente. E assim será...
Como sempre, prefiro dizer "Até já", porque ainda não estou preparada para dizer "Adeus". Talvez, de facto, não tenha que dizer...
Sei que esta frase caminhará comigo sempre, quando vos vir realizados nas vossas vidas!
"Sozinhos vamos onde pudermos, juntos vamos onde quisermos"

2 comentários:

Catarina disse...

Para sempre vamos recordar o bons momentos que só nos foi possível viver aqui! Neste grupo, o grupo da "catequese de jovens" que já nos deu tanta bagagem!
Não imaginas se tu te lanças, o que em ti surgirá :)
Sem Ele seríamos sem dúvida, muito menores...

Andreia Santos disse...

Simplesmente lindo...
Concordo plenamente com tudo o que disseste.. é impossível ficar indiferente depois desta experiência.. crescemos e aprendemos tanto, tornámo-nos melhores.
Tenho a certeza que enquanto a chama durar este grupo permanecerá e dará frutos. E é para que isso aconteça que continuo e continuarei a lutar.
E para todos nós é sempre um "Até já" porque as marcas deixadas são demasiado profundas para ser simplesmente um "adeus".

Sentirei muita falta dessa tua forma de estar, dessa alegria, desse à vontade, dessa bondade, e genuinidade que te acompanha desde sempre, desde que te conheço (e já são uns anos x]. Mas as portas estarão sempre abertas para ti.. qd quiseres já sabes é só aparecer=)

Um grande beijinho e estarás para semppre aqui <3