Porque perdemos o entusiasmo?

Porque perdemos o entusiasmo à medida que crescemos?
Porque é que estou presa a tanta coisa, que me deixa segura, mas não me entusiasma? E afinal, o que é o entusiasmo?
Para mim é algo me faça mexer e ir mais além... sentir que as coisas não são tão lineares e "sem sal".
Hoje enfeitámos a casa de Natal...lembro-me que o ano passado, o J. estava muito entusiasmado e eufórico com tudo, e de certa forma eu já não me sentia assim...e ele ficava desanimado por eu não estar como ele.
Gosto de o ver assim, cheio de alegria com as pequenas coisas...com os filmes dele, com aquilo que o motiva. Antigamente, o dia em que enfeitávamos a casa, era aquele grande dia! Punhamos sempre o CD que a mãe comprou há muitos anos, com as músicas de Natal...era o dia em que a Véspera do nascimento de Jesus, estava realmente quase quase quase aí! Não havia nada melhor que isso.
Hoje, nem eu nem o J. estávamos entusiasmados. Não posso culpá-lo por estar aos poucos a perde-lo, eu também o fui perdendo.
Isto só me faz crer, que é em pequenos, que os nossos sentimentos se aproximam do mais puro que pode haver. Tenho saudades de ser tão genuína como antes...
O valor das coisas, só muda aos nossos olhos... elas sempre foram como são.
Parece que agora, as coisas perderam a beleza...
Faz parte, vermos o mundo de outro ponto de vista, mas será que podemos ter saudades da nossa própria identidade?

Porque perdemos o entusiasmo?
Não sei....
Mas gostava de perceber um dia, sem a mítica frase: "A vida é mesmo assim", porque isso não chega para mim.

1 comentário:

Catarina disse...

perdemos o entusiasmo porque deixamos que o desanimo e a maldade que nos rodeiam se sobreponham a esse sentimento tão bom...porque fazemos isso? São mais os desanimados que os entusiastas...se calhar devíamos tirar um dia por mês para resgatar o entusiasmo :)