Noite CC - Cristo em Coimbra 2010


Ora bem!
Tanta coisa para contar... tanta história para partilhar.
Ontem/hoje, aconteceu em Coimbra mais uma Noite CC. Quer dizer: Cristo em Coimbra. Inicialmente pensava que "CC" queria dizer "Com Cristo", o que também não perderia o sentido e seria igualmente bom...mas uma noite de Cristo em Coimbra, é algo com mais dimensão...
Mas afinal o que é isto de Noite CC?
Para quem diz que a Igreja não sabe chegar às pessoas, e que não somos mais que um coro de velhas beatas que vai "rezar à missa", devo dizer que é uma actividade diferente em tudo. Basta termos a coragem de arriscar, abrirmo-nos a coisas novas e boas! É uma noite de directa pela cidade, em que temos vários pontos com vários temas, que nos ajudam a pensar sobre a forma como vivemos e encaramos as coisas.
Começamos no Mosteiro de Santa Clara a Velha. O tema era - O sonho de Deus... Nós somos o sonho de Deus, o sonho mais bonito que Ele sonhou...idealizou tudo para nós. Sentamo-nos no chão e pusemos uma venda nos olhos...e desta forma através de estímulos fomos experimentando os cinco sentidos que Deus nos deu, e que são importantes!
De seguida fomos para a praça da canção, onde estava a nossa querida Ana Loureiro pronta para nos encantar com a sua bela voz :) e onde houve também uma dramatização do quão importante é agarrarmos Os nossos sonhos!
Quando os sonhos perdem a força....tantas vezes eles perdem a força! Foi o momento em que ouvimos o Padre João Paulo Vaz a cantar duas das suas músicas fantásticas, e a partilhar momentos! Foi nesta altura em pudémos parar para fazer uma reflexão pessoal sobre o que estavamos a viver, e a forma como temos vivido até aqui. O que me tira a força de sonhar? Que duvidas é que me impedem de realizar o que quero para mim? Esta reflexão foi na travessia da ponte Pedro e Inês. E foi importante, para chegar a mim, ao que vem de dentro.
Houve este pequeno momento, aqui representado no vídeo em que tomamos mesmo consciência de que somos apenas aprendizes de viajantes...mas que nos podemos deixar guiar por Alguém que nos ama e que nos sonhou.
A Arte de bolinar, foi outro momento importante...este passou-se no Basófias. Sentamo-nos em grupos de 3 e aí partilhámos dúvidas, alegrias...medos. Partilhamos muito Coimbra :)
E como não podia deixar de ser, partimos para a super missa!! Ehehe! Às 3h da manhã, na Igreja de S. Tiago, na praça do Comércio. Edificados na Fé, edificados na rocha. Descobrimos a importância de construir a nossa vida com bases sólidas, com os materiais certos, e com os tempos certos. As pontes que devemos construir são muito importantes...Deus já construir a ponta para nós O podermos alcançar.
Seguimos para "O museu Machado de Castro", bem, na verdade foi para a Igreja de S.Salvador, porque estava a chover muito...foi dos momentos que mais gostei, deste Vidas com Sentido.Um ilusionista foi falar-nos da sua vocação, ao mesmo tempo que fazia ilusões :) E uma professora de EVT que foi pintando uma tela à medida que falava da sua história!
O ultimo momento eu não assisti...chamava-se Enraizados n'Ele, e era no Jardim Botânico, mas tive que ficar à espera da chave da Igreja de S.Salvador e acabei por não chegar a tempo...
Por fim...o Pequeno almoço - Um chá Quente.
E assim vivi a minha segunda Noite CC... Ainda estou meia "abananada" com tanto que tenho que pensar...a verdade é que a nossa vida e a maneira como a organizamos não é feita para termos momentos de paragem, mas eu lá vou ter que arranjar um, porque há muito que olhar para dentro...há muita coisa para ser deixada para trás, e muita para se deixar entrar!
"Ocuparmo-nos mais...mais muito mais dos interesses de Jesus"...

Só tenho pena de quem pode viver esta noite, e não quis responder ao desafio... há coisas, mesmo que estejamos de rastos e tenhamos milhentas coisas por fazer valem a pena!
Sinto que são momentos de crescimento e interiorização... e preciso disto..."mais muito mais"...
Quando Deus me tocou, nunca mais pude ser a mesma....









P.s.- E não foi a chuva que nos demoveu ;)

1 comentário:

RitaMendes disse...

São sempre noites mágicas. Arriscaria a dizer que perecem não passar de sonhos. Mas a verdade é que se realizam =)