Parar, escutar e olhar

Acabo de chegar de mais um fim-de-semana marcante na minha vida. Há duas semanas fui convidada pela Marina, para uma grande aventura. Um grande desafio. Um fim-de-semana com o nome: Deus e nós.

Ultimamente tenho andado a sentir a necessidade de "Parar, escutar e olhar", e foi em suma o que significaram estes dias passados numa casinha isolada do mundo, perdida no meio da serra.

Aprendi muita coisa, só porque disse um "sim", e porque fui capaz de virar o meu interior de pernas para o ar. Destruí-me e (re)contruí-me a partir de dentro, e é disto que preciso fazer muitas vezes ao longo da vida, sem ter uma rotina imposta, mas sim uma coisa que faça por necessidade de melhorar o que anda cá dentro a roer.

Falámos muito de sentimentos e em como o meu olhar sobre os outros está marcado pelos afectos - "O afectivo é o efectivo"- e de ser feliz, onde a vida correr bem é sinónimo de satisfação, ser coerente nas escolhas que faço, na tranquilidade de consciência; e o correr mal serão os problemas sem solução à vista, o não correr como quero. Então a felicidade, passa por olhar para trás e perceber que ao longo do meu caminho, a minha vida deu frutos, em que a FELICIDADE vem da FIDELIDADE - aos outros, mas principalmente a mim.

A vida está a correr-te bem? Pode ser fácil ou difícil, mas continuo na dinâmica de me dar aos outros. A caridade é a capacidade de pôr o amor em acção. Deus nunca nos prometeu uma vida fácil, mas prometeu antes que nos momentos mais difíceis estaria comigo, e a Fé não é mais do que a confiança de que Deus está comigo. No fundo somos as escolhas que fazemos. É este tal voltar-me de dentro para fora que quero continuar a buscar.

Todas as experiências nos fazem dar um salto em frente, e ganhamos muito com elas...então neste fim-de-semana aprendi que parar é essencial para poder pesar todas as minhas escolhas. Escutar é das melhores coisas que posso fazer por mim, pois se escutar consigo ver para além dos meus limites. Olhar é estar atenta, e ao observar posso ir plantando os tais frutos que quero ver criados quando olho para trás.

As amizades que fiz foram muito importantes para mim. Estou mais eu. É bom sentir que me vou aproximando do invisível para os olhos, mas quente para o coração.

"É tempo de parar de olhar à nossa volta
É tempo de escutar, cada nota solta
É tempo de agir o novo sonho está pra vir"

1 comentário:

Aprendiz de Viajante... disse...

E parar com exercícios espirituais de 7 dias? Viva... uma das coisas mais magníficas da minha vida!!!!!