Os 20 anos

"Há tempo de nascer, e tempo para morrer
Tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou,
(...)
Tempo para se lamentar e tempo para dançar"

Não interessa receber muitas mensagens de parabéns, muitos telefonemas, prendas ou e-mails. Interessa sim, saber que estamos presentes nas pessoas, e não é só no nosso dia de anos, é o ano inteiro. É fazer de cada dia, um dia especial. São os momentos que fazemos a cada hora, são as coisas que aprendemos, é o que nos toca, o que fazemos para crescer e as conversas - o mundo é um momento.
São Vinte e é estranho. São duas décadas de histórias. Em 20 anos, a minha vida vai mudar radicalmente! Faltam 10 para os 30! Sim...realmente os 20 pesam.
Não foi o melhor dia de sempre, mas creio que no final vou aprender com a quantidade de coisas que me aconteceram hoje! Talvez me tenha ajudado a perceber que o nosso dia, não é um dia totalmente alheado da realidade, é especial porque estamos vivos, e assim como em todos os outros, pode haver coisas que não gostamos tanto.
Passou-se um ano de bastante crescimento pessoal e espiritual, e é a isso que tenho de dar valor, aos momentos em que cresci e soube ser mais para os outros e para mim. Agradeço imenso as pessoas que conheci, e as lutas que travei que me lançaram para novos lugares em mim que não conhecia.
Aprendi que nunca é tarde para se começar a viver de outra maneira, e que muitas das vezes só conseguimos ver um ponto de vista, quando há tantos mais! Acho que sou bem mais ponderada, que consigo ouvir mais, calar mais e saber quando devo ou não falar. Aprendi que há muitas coisas que me deixam sem palavras, que os tempos em que achava que tinha que responder a tudo já lá vão - dizer sim mas só o que acho necessário e oportuno.
Não é só em situações de dor que podemos crescer, é em todas, é ao valorizarmos todos os momentos, e reflectirmos sobre eles, sobre o que nos descola e desinstala.
Tenho vindo a aperceber-me que há coisas que necessito de saber que sou capaz de as levar para a frente...o estágio no próximo ano, é essa oportunidade que eu queria de ver a minha "despenteada" e meia por minha conta.
"É bom ver-te crescer", dizem-me...sim, mas também é bom ver-me crescer, e a conseguir novas coisas. É excelente fazer anos, é nascer outra vez, é a oportunidade de começar um ano do zero, de ser o que ainda não sou mas posso alcançar!

"Today is where you book begin, the rest still unwritten"

Sem comentários: