Lados Lunares


Segundo o Rui Veloso, o Lado Lunar é aquele nosso lado mais "pespineta", o nosso mau feitio, o pior dos piores! O avesso da alma. Isto deixa-me a pensar nas relações e na imagem que queremos muito passar de nós, se é que posso chamar o nosso "Lado Solar". Porque é que as pessoas têm tendência a mostrar primeiro aquilo que de bom têm, e só passado algum tempo é que nos apercebemos que realmente os outros têm defeitos...(?)
Bem, é certo que nalguns, o lado lunar salta logo à vista, e podemos afirmar quase numa primeira análise: Aquela pessoa tem mesmo mau feitio!; Mas comummente, a primeira imagem que damos é a da nossa simpatia, ou amabilidade. E é por isso que somos marcados pelos outros, pelo nosso sorriso, pelo nosso à vontade, pela forma como nos damos a conhecer à partida.
Hoje estava a tomar o pequeno almoço (já tarde, porque estar de férias dá-nos alguns privilégios) e estava a dar num daqueles programas da manhã um tema pelo qual não tenho absolutamente nada contra: Mulheres mais velhas que tinham arranjado maridos/companheiros "X" anos mais novos. Havia lá uma senhora que já ía no quinto marido, e quando a apresentadora lhe perguntou o porquê dos relacionamentos anteriores acabarem ela respondeu na maior das descontracções: Ah..perderam a frescura... Eu disse: O quê??? Acabam-se casamentos por perderem a frescura???; E realmente tomei consciência que é esta a mentalidade hoje em dia. "Já não és novidade para mim" se calhar descobri coisas em ti que não gostava, descobri o teu lado lunar - os defeitos, o mau feitio, as embirrações. E o que acontece é que as pessoas em vez de lutarem pelo compromisso que assumiram perante seja lá quem for, preferem deitar tudo para trás das costas, porque é mais difícil falar e tentar mudar, do que simplesmente fugir.
Então, hoje consegui ligar o meu dia nestes pequenos momentos, e tem toda a lógica. "Mostra-me o avesso da tua alma, conhecê-la é tudo o que preciso pra poder gostar mais dessa luz falsa, que ilumina as arcadas do teu sorriso", não se deve partir para um compromisso tão sério quanto é casar, enquanto não sabemos se aguentamos o lado lunar da pessoa que escolhemos para nossa companheira. E é falando que as pessoas se entendem!

Por isso:

"Não me mostres o teu lado feliz
A luz do teu rosto quando sorris
(...)
Não é por ele que te quero amar
Embora seja ele que me esteja a enganar"

Sem comentários: