Dever

Deus nunca foi fácil de entender...nunca me disse que o meu caminho ía ser fácil.

Este mini-filme tocou-me imenso, porque mostra muitas vezes o que eu sinto. "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me". E o tomar a nossa cruz é realmente o mais complicado de fazer durante toda a vida. Porque o tomar a nossa cruz implica aceitar os problemas, as dores, os silêncios, os constrangimentos, e os momentos em que se apaga a luz ou se apaga uma vida.

O que me toca neste vídeo é toda a sua simplicidade, a fidelidade. Este pequeno rapaz resolveu assumir o compromisso de estar ali, ao frio, à chuva, à neve...para ser um marco e indicar o caminho aos outros. E mesmo nos momentos mais difíceis, quando já parecia impossivel continuar a viver assim, ele foi capaz de se lembrar do que tinha assumido e levantou-se a muito custo, e com as forças que lhe restavam continuou a ser um farol na caminhada dos seus semelhantes. Até que chega Jesus, e chora também emocionado com a força interior que aquela pessoa tem lá dentro, e abraça-o!

Sinto que Deus me pede muitas vezes para ser o caminho na vida dos outros, mas isto tem que passar por ser fiel ao que eu sou na verdade, tem que passar por eu me dispôr a assumir um caminho de crescimento interior, um caminho de fidelidade. Ninguém nasce fiel, a fidelidade é algo que se treina e se consegue com força de vontade e com palavra.

Hoje, quero pedir que seja cada vez mais caminho para os outros e mais que isso: quero saber aceitar a minha cruz de cada dia.

Sem comentários: