Cinema português = Mau ?

Os portugueses são extremamente generalistas. Filme Português = Mau!!!
Hoje fui ver o Contraluz, ainda não tinha tido oportunidade. Só posso dizer bem. Acho que está muito bem pensado, extremamente perceptível e tem um enredo que prende a atenção.
São histórias independentes que se entrelaçam e se influenciam umas às outras.
No fundo é um retrato exagerado da vida real, mas com todo o sentido. São várias as situações em que "os acasos" nos despertam e fazem seguir por outro caminho, ou escolher fazer outras coisas que tinham que acontecer (e ainda bem!). Acontecimentos que têm tanto de surreal como de fantástico.
As histórias daquelas pessoas tocam-se e impedem que aconteça - na maior parte dos casos - a morte. No dia-a-dia, temos sinais, temos pessoas na nossa vida que nos ajudam, mesmo sem saber.
Por exemplo, penso imensas vezes: Houve um acidente em x-estrada? Estava para passar por ali, mas atrasei-me por algum motivo. Que sorte!; Ou: Se não tivesse dito "sim" a algo, não saberia a pessoa nova que ia encontrar e mudaria a minha vida.... São apenas exemplos bastante simples que estão presentes todos os dias, basta pensarmos um bocadinho para os notarmos.
Com isto quero dizer, que o Fernando Fragata (realizador e argumentista) conseguiu na perfeição fazer-me pensar nestes simples "acasos" a que chamo: Pessoas que Deus põe no meu caminho; e que cada um lhe há-de dar o nome que quiser. O cinema português tem futuro, na minha opinião, desde que as histórias tenham uma mensagem a transmitir e levem os espectadores a pensar e a interrogar-se. Histórias cheias de sexo, bebedeiras e porrada é o que mais há por aí, e não é isso que o nosso cinema precisa.
Tenho muita pena que histórias destas não sejam financiadas, e sobretudo que todos os tipos de Arte em Portugal não o sejam. Há artistas em todo o lado e neste país não são reconhecidos, a começar pelos próprios portugueses que precisam de programas artísticos de entretenimento para se interessarem pela Arte.
Enfim...é o país que temos.
Um conselho: Vão mesmo ver este filme!
Aqui fica a música final dos nossos "Santos e Pecadores" :)

Sem comentários: