"Aqueles que passam por nós não vão sós"

"Não permitas nunca que alguém venha até ti
e que ao partir não vá melhor e mais contente...
Sê a expressão da bondade de Deus.
Bondade no teu rosto e nos teus olhos,
no teu sorriso, na tua saudação às crianças e aos mais pobres,
a todos os que sofrem
na carne e no espírito
oferece sempre um sorriso de alegria.
Não lhes dês só atenção
dá-lhes também o teu coração"
Madre Teresa de Calcutá

Há pessoas que têm este efeito em nós e nos deixam marcados de tal forma que cada vez que há um reencontro nos enchemos de alegria.
Hoje re-encontrei a melhor professora que tive em todo o meu percurso escolar até agora, chama-se Maria Antonieta, foi minha professora de Língua Portuguesa no 8º e 9º ano. Conhecendo-a tão pouco, tenho um enorme carinho por ela.
Porquê? Porque é uma pessoa que transmite tudo o que temos que aprender de uma forma tão humana, tão emocional e tão meiga que é impossivel não gostarmos da sua maneira tão querida se expressar. É impossivel ficar indiferente ao seu gosto em ensinar. Põe alma no que faz e se tiver que mostrar as lágrimas de emoção ou de saudade ela mostra, sem vergonha de alguém estar a ver.
A maneira como se dirigiu a mim hoje, relembrou-me de muita coisa boa que ela me transmitiu, nomeadamente o gosto pelo Português e todas as grandes obras que tive que estudar. Ela foi sem dúvida um dos maiores exemplos que já tive, do que é "ser eu mesma" em todas as situações. Não tem medo em mostrar que gosta, não tem medo de abraçar, é interessada em nós.
Destrói completamente a ideia de que o Professor tem que estar lá no alto e ter distanciamento dos alunos. Porque o que faz falta no mundo, é as pessoas sentirem-se amadas.
O que faz falta no ensino, são mais pessoas assim - pessoas que são capazes de mostrar amor - são professores apaixonados que nos façam apaixonar. Só assim conseguem cativar-nos a nós alunos.
"Põe tudo o que és no minimo que fazes!" foi Ricardo Reis que o escreveu, mas esta professora sabe vivê-lo como ninguém!
Obrigada minha querida professora Antonieta!
Simplesmente...por tudo!
P.s.- "Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Levam um pouco de nós, deixam um pouco de si."

Sem comentários: