After Ben - o amanhã que nos espera




Não.
Não vim falar dos caos que está Coimbra porque está cá uma das maiores e melhores bandas de sempre (pelo menos para já). Vim falar de algo que também foi estrondoso, não contou com 8o mil pessoas, apenas com 800.
800 jovens entre os 16 e os 30 anos que vieram passar um fim-de-semana onde a compreensão foi fácil, pois falávamos todos as mesma linguagem - a do amor de Cristo.
Descobri que as dúvidas que eu tenho, muitas mais pessoas as têm, e que estamos todos em busca, uma busca permanente no encontro ao invisível.
Neste After Ben, a ideia era aprofundar as palavras de Esperança que o Papa veio trazer quando visitou o nosso País. O que Bento disse, é que devíamos fazer do mundo um lugar de beleza, e isto implica construção, conquista, calos e dores de costas :) Mas Deus é agora!

A abertura do encontro, foi algo do outro mundo! Estava de génio. Batuques, jactos de tinta sobre uma tela branca, dança, luzes, fogo...uma barca onde eram projectadas as imagens..e Fogo de artificio. Dessa tela toda pintalgada de tinta, nasceu a imagem a negativo do Papa :) Brilhante!

Uma das dinâmicas deste encontro são os workshops, e eu fui a um em que o tema era: "Pela Igreja" ou Pelo Corte-Inglês"? Casamos para fazer o outro feliz, para completar o nosso projecto de vida e criar um em comum com o outro, servindo os outros através do nosso amor. O casamento é para o mundo poder contar connosco, deve libertar-nos. É um compromisso com a humanidade e uma missão para com o outro. "Sim, quero" quer dizer "sim, eu creio/acredito/confio" na fé de Jesus.
Ouvi o testemunho de um casal mesmo querido. Que quando começaram a namorar "inventaram" uma oração deles para poderem rezar juntos... Acho isto lindo...então quando casaram passaram a rezar dois mistérios do terço, um por cada um deles, mas agora como a Marta está gravida rezam três, mais uma pelo filho :) "Comprometido com o mundo, dando a vida a cada um".

Sinto que a minha Fé não anda nos picos mais altos, pelo contrário, anda bem cá em baixo, mas sei que isto faz parte das relações. O que acho importante, é nunca deixar de confiar, mesmo em tempos de deserto como este, em que não venho completamente renovada, mas venho mais aberta a receber Jesus. Continuo com "sede" de busca e de encontro, por isso estou mesmo ansiosa que cheguem as Jornadas Mundiais da Juventude 2011 :) Claro que não estou à espera das Jornadas para voltar a ter a minha Fé lá no alto, mas acho que vai ser um encontro muitooooooo bom!

Agora pronto! Vou falar dos U2! Que por acaso também estiveram bem presentes no meu fim-de-semana e nas minhas reflexões. Há coisas mesmo engraçadas, que quando notamos nos sentimos assim meio sem jeito. A minha amiga Tânia ligou-me ontem do concerto numa música que nunca liguei muito, mas que descobri que nesta altura está cheia de sentido - I still haven't found what I'm looking for... lembra-me da minha procura de Deus, e de tudo o que O envolve...mas também as buscas de toda a gente, por algo bom, por algum sentido.
Queremos saber tudo demasiado rápido, achamos que a vida tem que nos dar o que queremos quando queremos. O tempo de encontrarmos o que precisamos, é outro.

Na verdade não fui a tempo dos bilhetes (nem a minha carteira), mas como a boa portuguesa (e pobre) que sou, lá fui eu dar a voltinha ao estádio, e sendo assim posso dizer que vi meio concerto, porque ouvir, ouvi tudo, só não estive lá dentro a ver! (e não, não levei a lancheira atrás, tipo as fãs do Tony Carreira).

No fim de tudo isto...só quero dizer que as coisas realmente fazem todas sentido, mesmo parecendo que U2 nunca se poderia ligar a After Ben, mas sim, foi um fim-de-semana em que aprendi a amar mais a Igreja e a querer ser mais, vivendo os desafios do dia-a-dia.

1 comentário:

Unknown disse...

Pois é Ritinha... tens uma certa beleza aí dentro que de vez em quando vai dando sinais de vida. :)

Esses altos e baixos de Fé são normais. Tens é de procurar bem dentro de ti aquela coisinha que te faz sentir aquele quentinho bom e que sabes que te faz sentir feliz. É aí que vais encontrar Jesus, é aí que vais encontrar Deus.

Boa sorte nessa tua procura, amiga... e sabes que os amigos estão cá sempre que precisares de um pontapé no rabo para despertares ;P