1, 2, 3 - vou (re)nascer outra vez

Este ano estou com os meninos mais pequenitos, os do 8º ano. Não estão numa idade fácil, é difícil transmitir o que queremos, nem sempre conseguimos passar a mensagem da forma como gostávamos. Mas mesmo assim, continuo a aprender com eles...(espero que eles comigo).
Acho que cada um de nós tem um lume dentro de si. E há coisas que o fazem brilhar mais que outras.
O meu lume por vezes fica muito fraquinho quando me desiludo...esta semana chegou a acontecer. Mas o bom dos dias é que são sempre tão preenchidos que há coisas boas sempre a acontecer!
Eu quero sempre muito, chegar ao fim do dia e perceber e conseguir interligar as coisas que se foram realizando. A verdade é que muitas vezes dou por mim frustrada, porque me é difícil que pegar numa "ponta" diferente da do dia anterior para agradecer por isso.
Hoje cheguei à conclusão (mais uma vez) que não tenho que ter sempre a resposta e o "texto escrito" coerente ao final do dia. Consigo perceber que as minhas semanas têm estado completamente interligadas, em pequenos gestos que me fazem fechar os olhos e sorrir, e aprender com as diferenças.
Talvez esteja na altura de ser mais dura. Estou ciente das minhas fraquezas. Todos nós as temos. Tenho ouvido coisas mesmo bonitas, e sentido outras, como por exemplo: "Não tenhas vergonha de pedir que te ensinem", não sabemos tudo, e hoje ligo isso ao meu grupo de pestes do 8º ano, que têm tanto para me ensinar. Por eles vale a pena, porque serão pessoas boas!
Não posso continuar a contar que todas as amizades que tenho hoje permaneçam, mas sei que aqueles que revelam preocupação por mim, eu consegui cativar, porque estavam abertos o suficiente para se deixarem envolver por esta proximidade.
É um período fantástico de descoberta, e de interiorizar pedaços de coisas soltas, de alguma procura do viver sozinha...
Sinto-me uma criança a aprender a viver de diferentes formas, sendo tão única quanto posso ser.
Afinal, acho que estou a descobrir realmente o truque de ser adulta.
É um segredo meu que posso partilhar:
Quanto mais cresço e sou capaz de me aproximar de mim na minha essência e do que eu sou, da minha verdadeira transparência, mais me aproximo da ingenuidade de criança que achei que ficou para trás; Quanto mais penso nisto, mais acho que é por aqui... mas daqui a uns tempos nunca se sabe, se não volto atrás e risco bem riscada, esta teoria!
Uma coisa é certa. Perdi as ilusões de achar que já sofri muito ou fui muito feliz e aprendi tudo o que tinha para aprender. Dou por mim, a rir-me de atitudes que tive há um mês atrás. O mais provável será daqui a um mês, estar-me a rir das minhas agora!
Eu quero muito ser eu! Quero muito que o lume que trago chegue às pessoas. Quero saber aceitar os outros e melhorar o mundo deles, e percebê-los, e ser capaz de levar os meus sonhos para a frente!

Sou só alguém à procura de si!

E para lembrar-me de como é bom poder dar os sinceros parabéns aos meus amigos de sempre,
parabéns pelos teus 20 anos, Catarina!

1 comentário:

Catarina disse...

obrigada Rita :) por tudo..os momentos..os crescimentos conjuntos :)
Eu adoro você x)