Nem eu tinha vontade de ler isto...

É o último dia do ano...e eu ainda tenho montes de coisas para fazer antes de sair de casa, mas achei importante parar, render-me à minha incontornável preguiça, e como ser langão que sou, fingir que estou a pensar neste ano que passou...às tantas deparei-me: Bem, já que o teu objectivo é pensares no ano que passou, e de facto não estás a fazer nada, porque não pensares mesmo? (Acho incrível esta vozinha cá dentro que mostra muita mais mauturidade que a que eu própria tenho).

Quando olho para este blog penso que sou das pessoas mais dramáticas e nostálgicas que algum dia vou conhecer, que foi um ano mesmo difícil, talvez o mais difícil até hoje. Não há cá culpas nem desculpas, mas se realmente queremos crescer a sério não podemos ter a vida cor-de-rosa com que sonhamos. Isto é, seria óptimo termos essa vida, no entanto ela não teria vontade nenhuma.

Nunca parei tantas vezes para pensar. Provávelmente nunca tinha tido esta necessidade, é algo que custa mas que vale a pena. "Só estás me paz com os outros quando estás em paz contigo" alguém me disse...e sim, é verdade. Descobri que ando numa paz inquieta, mas ao menos tenho paz. E paz inquieta porquê? Porque enquanto não nos conhecermos vamos andar em busca, e o andar em busca não é mau...antes pelo contrário. Então aprendi que há muita coisa em mim em que eu posso trabalhar para poder ser mais para os outros, e são coisas simples do dia-a-dia, pequenas mas que custam porque já estão muito cravadas em mim.

Eu tenho muita vontade de fazer mais, de saber mais e agradeço a Deus as pessoas espectaculares que me pôs no caminho este ano, e também aquelas que me tirou porque não me deixavam avançar. Cheguei a uma fase em que quero ficar realmente com o melhor de cada um, porque o pior já tenho o meu e não é fácil de lidar :)

Afinal porque dizes que foi um ano mau? Porque choraste? Oh rapariga, choras todos os anos (choras com qualquer coisa). Porque andaste triste? Então, e o andar triste não faz parte da vida? Porque achas-te que não tinhas força? Mas tiveste, e tiveste mais do que aquela que achavas que tinhas :)

Só posso dizer que vou continuar a tentar ser eu em cada pequena coisa...
Aqui fica um poema que gosto muito :)

O segredo é amar. Amar a Vida
com tudo o que há de bom e mau em nós.
Amar a hora breve e apetecida,
ouvir os sons em cada voz
e ver todos os céus em cada olhar.

Amar por mil razões e sem razão.
Amar, só por amar,
com os nervos, o sangue, o coração.
viver em cada instante a eternidade
e ver, na própria sombra, claridade.


O segredo é amar, mas amar com prazer,
sem limites, fronteiras, horizonte.
Beber em cada fonte,
florir em cada flor,
nascer em cada ninho,
sorver a terra inteira como o vinho.

Amar o ramo em flor que há-de nascer,
de cada obscura tímida raiz.
Amar em cada pedra, em cada ser,
S. Francisco de Assis.

Amar o tronco, a folha verde,
amar cada alegria, cada mágoa,
pois um beijo de amor jamais se perde
e cedo refloresce em pão, em água!

Fernanda de Castro

Até para o ano :)

Rita

Sem comentários: