Cinco Cêntimos num tó(carro)

Há uns meses entrei num autocarro. Mal me sentei num dos bancos vi uma moeda caida no chão, naquela zona onde as pessoas normalmente vão em pé. Era apenas uma moeda de cinco cêntimos, mas caramba, às vezes cinco cêntimos dão algum jeito! Com a vergonha de me levantar para apanhar cinco cêntimos (a juntar-se com o que seria o rídiculo da situação), deixei-me estar e pensei "Quando chegar a minha vez de sair apanho-a!". A viagem continuou, cada pessoa que passava e que não reparava, era para mim um alívio! Faltavam apenas duas paragens para a minha saida, quando entra uma senhora a falar muito alto com a filha (falavam alto por natureza, não lhe estava a ralhar nem nada), quando no seu tom alto exclama: OLHA UMA MOEDA MARIANA!; Pimba! E apanha a MINHA moeda! Senti o meu ego ir a baixo: "Que parva Rita! Olha o que a tua vergonha fez!" "Oh por amor de Deus, eram só CINCO cêntimos!" "Mesmo assim às vezes dão jeito, principalmente quando tens 75 cêntimos, e queres comer o palmier coberto da Vasco da Gama que são 80!!" Enfim...tudo isto em segundos. Lá me conformei com os factos...A senhora continuava a falar bastante alto, mas os meus pensamentos fizeram com que a voz dela se fosse apagando. Toda esta situação me fez pensar nas oportunidades que temos na nossa vida e que não sabemos aproveitar! Quantas vezes perdemos alguém, ou alguma coisa importante para nós com o medo de tentar, de arriscar, por pensar no que os outros possam dizer??? Quantas vezes, por vergonha deixamos de agarrar aquilo que realmente vale a pena??? Tudo bem, eram só cinco cêntimos, mas podia ser algo mais importante, e EU era a culpada por ter deixado que a vergonha me tomasse!
Cada um responsável pela sua própria felicidade! Ninguém pode ser feliz por TI! Ninguém pode viver por TI! Tu é que fazes as tuas escolhas!

Rita

Sem comentários: