Diante dos outros

Ultimamente tenho pensado bastante num texto que é o re-focar de valores.
Tenho-o lido várias vezes porque me dá força.
Era importante que todos o lessem e o pusessem em prática.
Eu não diria melhor:

Vive para os outros e, enquanto depende de ti, procura que estes vivam mais felizes. Aprende humildemente o SERVIÇO de quem está à tua volta mas não te faças escravo de ninguém. Tudo o que fizeres fá-lo livremente e por amor e nunca por sujeição ou sentimento de inferioridade. Conhece bem as tuas carências e necessidades mas não deixes que o mundo se feche em torno de ti próprio, seria um mundo demasiado pequeno e solitário. Olha para quem vive perto de ti como se tivesse sido o próprio Deus a confiar-te respon¬sabilidades. Dá-Lhe graças pelos amigos e dedica-te a eles de coração. Pede-Lhe perdão se podias ter ajudado alguém e não o fizeste, se feriste e não pediste desculpa ou se em vez de bom ambiente deixaste à tua volta uma nuvem pesada ou fria. Arrepende-te humildemente se roubaste ou se prejudi¬caste gravemente o teu irmão por palavras ou por acções. Foi a um filho de Deus que o fizeste. Se é possível, tenta repor com bem o que com o mal estragaste.Sê verdadeiro em tudo o que fizeres, aprenderás a liber¬dade de ter uma cara só e de nada ter de esconder de ninguém. Sê honesto e não te refugies nas mentiras. Aos poucos deixarão de te incomodar. Sê fiel a ti próprio em todas as situações e diante de todas as pessoas. Levanta a cabeça e enche o teu peito de um grande desejo de INTEGRIDADE. 

Alimenta o amor, segundo a tua vocação pessoal, seja ela qual for. Ama o prazer - foi Deus que o inventou - mas tem cuidado com as fugas, pois de algumas não há retorno. Pede perdão a Deus se procuraste no álcool ou se projectaste na droga aquela felicidade que só Ele pode dar. Confia nele e tem coragem de pedir ajuda. Não percas energias a alimen¬tar mundos solitários de fantasias que te isolam da vida real. Enquanto de ti depende evita a masturbação e afasta-te de filmes e de pensamentos que não levam a parte alguma. Aceita o desafio de construir pacientemente, no mundo real, relações de afectividade e de amor. Por vezes é mais difícil, mas os frutos são infinitamente maiores. Se és casado, entre¬ga-te de todo o coração a construir a felicidade de quem Deus pôs no teu caminho. Procura o seu prazer e não só o teu. 

Investe no diálogo, no carinho e na criatividade para que a rotina não tome conta do vosso futuro. Sê-lhe fiel, mesmo que te custe, é uma questão de respeito e de honestidade. Dá valor à tua intimidade e nunca a desbarates só por aventura ou por paixão ou por medo da solidão. Antes aprende a dar tempo ao tempo até que estejas preparado para entregares não só o teu corpo mas a tua vida toda num projecto de futuro. E quando chegar o momento, aceita sem medo a responsabilidade de assumir uma outra vida por amor.Por mais desfigurado que seja um ser humano que passe a teu lado, nunca te esqueças que o seu pai é Deus e ele um filho a quem a vida apenas roubou um pouco de dignidade. Limpa o olhar e aprende a ter pelo teu irmão um RESPEITO sagrado, qualquer que seja a sua raça ou a situação de vida em que se encontre. Pede perdão a Deus se a violência da vida fez endurecer o teu coração e já nem te perturba ver um irmão deitado a dormir na rua só porque não podes fazer nada. Pede-lhe perdão pelas tuas racionalizações. Em tudo o que de ti dependa promove a paz e afasta-te dos comporta¬mentos violentos. Aprende a olhar com respeito sagrado a gravidez de uma mulher. Pede perdão a Deus se mataste a vida que crescia em silêncio sob o olhar do amor de Deus. 

Confia ao Senhor os teus pecados. Dá-Lhe graças pelas tuas virtudes. Sê forte nas tuas tentações. “Não te deixes vencer pelo mal, vence antes o mal com o bem." (Rom 12,21).


Nuno Tovar de Lemos, O Príncipe e a Lavadeira.

Sem comentários: