Portas Abertas

Quando peguei pela primeira vez no programa do CUMN, vi uma data de acontecimentos que só pelo nome me chamaram à atenção. Um deles, foi o "Portas Abertas" e decidi ir para experimentar!
Uma das coisas que admiro no CUMN, é a maneira como falamos uns com os outros, isto é, a facilidade de manter uma conversa, o sorriso fácil, a partilha de experiências, o criar relação. É principalmente com esse espírito que recordo essa noite, porque como sempre, houve toda esta facilidade em nos relacionarmos e nos darmos a conhecer. Quando parei, e dei por mim tão à vontade a falar com pessoas que não conheço muito bem, pensei que o nome dado a esta noite não podia fazer mais sentido: "Portas Abertas" e isso levou-me a pensar..."De portas abertas, para o novo ano, para mim, para Deus e principalmente para os outros", e como é importante termos abertas as portas do nosso coração não só a tudo o que queremos receber dos outros, mas abertas para deixar passar tudo o que temos a dar aos outros. Porque quando fechamos as portas, criamos barreiras e não conseguimos ser nós próprios.
Foi uma noite cheia de cantorias, guitarradas, com pessoas divertidas a animar, com músicas que me fez sentir em casa e fez ver que casa é onde nos sentimos bem! Para acabar a noite: fado (o lindo fado de Coimbra!), que nos enche a alma.
Tudo isto me fez ver, que valeu a pena ter dado um pouco do meu tempo (o tal abrir as portas) para criar laços, e me fez pensar que quando me dou a Deus, Ele ajuda-me a dar-me aos outros.
Quando hoje, recordo o "Portas Abertas" posso dizer: Sim! Foi uma noite linda, quentinha para o coração.

Rita

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida


Não é que hoje tenha sido dos melhores dias para mim (está a querer chover e tudo, e eu não sou lá grande amiga de chuva), no entanto, vinha a ouvir o meu MP3 e calhou-me esta música e parei para pensar na letra...

"Sente a chuva na tua pele, mais ninguém pode senti-la por ti
Ninguém pode falar por ti
Vive a tua vida de braços abertos

É HOJE que começa a TUA HISTÓRIA

O resto continua por escrever"

Viver de braços abertos significa acolher o que os outros têm para nos dar, e ao mesmo tempo saber escolher o que é bom e nos constrói. Ninguém pode falar por nós, nem vamos nunca encontrar uma pessoa que pense exactamente da mesma maneira.
Se estivermos dispostos a sentir (por muito que doa) então poderemos afirmar "Sim! Fui eu que vivi isto, fui eu que fui capaz de crescer, porque fui capaz de viver por mim!"
Quando um dia, for capaz de acordar e pensar "Hoje começa aqui a tua história" de certeza que o espírito com que vou viver esse dia será diferente.
O resto continua por escrever...Então para quê perder um dia que pode ser feliz?

:)

Novo ano, novas almas

Hoje foi a grande abertura do ano, para o ASJ. Já tinha saudades de uma dia assim...um dia que me enchesse a alma e o coração...um dia à parte dos dias, nos mesmos sítios, mas num mundo diferente (dentro do mesmo mundo). Quando Deus anda lá no meio de nós tudo muda. Deus está em cada adolescente, em cada jovem...e é bonito ver como se manifesta através das expressões de cada um, da entrega de cada um...Ali todos somos o que somos realmente, não precisamos de ser nada mais do que a nossa essência. Ninguém espera mais de nós do que aquilo que podemos dar...
Gostava muito que todos eles chegassem mais longe...e quisessem cada vez mais conhecer Jesus, porque tal como eu disse hoje ao Pedrito: "Quando fazes um amigo, queres saber tudo sobre ele não é? É por isso que estamos aqui, para vos falar deste Amigo que vocês ainda não conhecem muito bem ".
No fim da missa cantavamos uma música que eu gosto muito, não só pelo que ela me faz lembrar (Taizé, a missão com as doroteias, os meus amigos do Porto etc)...mas também pela letra:
"Podes achar que não tens pra onde ir,
nem que fazer, não sabes bem quem és aqui
neste mundo tão grande e frio,
mas há qualquer coisa em ti, que faz querer
Querer ser alguém!
E a vida não vai parar
Vai como o vento!
TENS TUDO A DAR
NÃO PERCAS TEMPO!
Podes saber que vais chegar
Onde Deus te levar! "
E não sei porquê, acho que esta música descreve muito o papel que nós-animadores- temos ali dentro, que é um papel de os fazer descobrir que não há tempo a perder quando amamos, e quando queremos falar do que amamos.
Espero sinceramente ser um instrumento de Deus na vida destes rapazes e raparigas que eu tanto gosto... Se nos deixarmos guiar pelo plano de vida que Deus tem para nós, que é igual a: "Plano de felicidade" podemos ser realmente pessoas boas! Pessoas com algo para dar!
Um grande grande beijinho aos meus animandos, e claro aos meus queridos amigos animadores! :)
Mudaste? Mas como é que mudaste? Mudaste tanto!
Reconheces-te? Mas reconheces-te mesmo?
Quais são os teus valores agora? Como é que pensas agora?
O que te move agora? Onde estão os teus ideais? Onde está tudo o que eras?
Sentes-te bem? Sentes-te seguro? Sentes-te no caminho certo? Sentes-te uma boa pessoa?
Sentes-te uma pessoa amada? Sentes-te "Feliz"?
Tu escolhes?
...
Eu sinto...eu sou...eu tenho...eu penso...eu cresço...eu movo-me...eu reconheço-me...eu mudo...
...mas continuo a Rita, aquela de sempre...sabes? Aquela que sonha com um mundo melhor (Porque ele é possível!!! Eu sei com todas as forças que quando queremos muito mudar o que está mal, conseguimos. Isso não é ser infantil, é ser lutador!)
...realmente, já nem há tema...deixa lá.
Já não é importante....

Coisas que enchem a alma


...Um abraço apertado
...Um olhar profundo
...Um beijo que não se espera
...Ver um amigo de quem se sente a falta
...Um sorriso de gratidão
...Um "obrigado" sincero
...Um "Gosto muito de ti"
...Um "Sinto a tua falta"
...Um Deus que não nos deixa por muito que erremos
...Uma casa (seja ela o que for)
...Um chão
...Um telefonema de alguém que a vida afastou de nós
...Uma carta
...Uma surpresa no nossa aniversário
...Um simples estar
...Uma música que me faz lembrar um momento mais feliz
...Uma noite com umas guitarradas
...Uma oração à volta de uma fogueira
...Um novo amor...
...Um novo dia

Sorriiiiiiii

Ontem estava a caminho do CUMN, e ia muito distraida na rua (como sempre vou) e de repente apareceu-me um grande amigo meu que já não via há algum tempo, e do qual eu realmente sentia saudades...e sei lá...parece que a minha noite se iluminou... pedi-lhe um abraço; não sei realmente o porquê de tantas saudades, mas eu tinha-as...despedimo-nos com um "Gosto de ti sabias?", aquilo encheu-me o coração com um sorriso imenso e pôs-me um brilho nos olhos :) e fez-me pensar...como é fácil ser feliz, como é fácil ser-se feliz quando nos dizem um "Gosto de ti".
Obrigada a todos os que me fazem feliz :)
Coisas assim, fazem-me ter vontade de chegar ao pé de toda a gente que gosto e dizer: Gosto de ti! És importante para mim, obrigada por me fazeres sorrir, dá cá um abraço daqueles :)

Bora lá mostrar os dentinhos todos os dias :D

?

E lá vou eu começar outro ano...Depois de estar tanto tempo sem fazer nada custa sempre arrancar...mas...
afinal o que quero eu deste ano??? O que quero realmente realizar??? Onde quero estar? Com quem quero estar? Com quem quero construir? A quem dar a mão?/Com quem dar a mão? Onde quero chegar? De onde quero partir?


Quero partir do chão...Quando temos chão temos casa! Não importa onde estejamos...O chão permite-nos andar e subir ( e subir no sentido de avançar e construír). Sem dúvida que quero chegar e dizer: Cheguei, mas para chegar tive que ter vontade de partir (e às vezes dá cá uma preguiça). Onde quero chegar?

Tantas perguntas e tão poucas respostas...
Capacidade de criar relação...
Conversas (pro)fundas...
Deus...Oh, Deus, esse Deus que quanto mais O conheço mais tenho que conhecer, como se estivesse a escavar uma cova na areia, quero sempre ir mais fundo e mais fundo, e descobrir mais o que Ele tem para me dar...
Será que consigo mesmo cativar as pessoas pela minha maneira de viver? Pela forma de estar? Será que vou conseguir transmitir as coisas que já vivi aos meus animandos?

Se neste momento fizesse um auto-retrato, eu seria um grande ponto de interrogação!