Histórias que vamos fazendo...


Bem, hoje é Domingo.

Acabei de chegar de Moura, fui lá com a irmã Goreti, a Guida e a irmã Guida a um encontro de jovens! ( como é lindo o Alentejo!)

Nós não sabiamos o que íamos encontrar...não sabiamos quem iamos encontrar, nem sequer sabiamos bem quem nos ía receber. O certo é que decidimos arriscar ("viver é arriscar é perder o pé por algum tempo, não se arriscar é perder a vida") e digo-vos: valeu bem a pena!

Quando lá chegámos encontramos um centro paroquial que era onde iam estar os jovens à nossa espera. Entramos e qual foi o nosso espanto ao ver tantos, e sobretudo tantos rapazes! Estavam todos a ensaiar uns cânticos (porque eles cantam em casamentos e assim, cantam e cantam bem!), quando nos viram entrar lançaram-nos aqueles olhares de quem nos aprecia. Imaginem, eles pensavam que nos eramos as quatro freiras eheh... Já conheciamos a Joana (um dos membros do grupo), aliás, era pela Joana que ali estávamos. Conhecemo-la em Quarteira, ela tocava viola e juntou-se a nós.

Lá dissemos "olá", apresentámo-nos e de seguida começamos logo a ensaiar os cânticos para a Eucaristia, que vos digo...eram lindos, principalmente o final.

Como eu e a irmã Guida tocamos viola, juntámo-nos às três/quatro que já existiam (levei uma abada, ao pé deles não toco nada, mas também não importa). Durante a missa esta irmã lembrou-se de dizer que estava lá um senhor que parecia o Rambo, foi só rir até ao final da missa.

À noite começámos o encontro própriamente dito. O tema como sempre era sobre "o que estou eu a fazer aqui?", "para que nasci?" mas principalmente "Qual o sentido da minha vida??".

Foi um encontro demasiado intenso, interiorizante para o conseguir explicar. Não consigo explicar este grupo espectacular que conheci! Hoje quando me vim embora nem me apercebi que só os conhecia desde ontem! É incrivel como em Deus as coisas são tão diferentes, como os laços se criam. O que mais me impressionou, foi a Fé deles, a amizade a união que têm! Quase que conseguia ver-lhes a alma...por momentos desejei ter nascido ali! Pertencer ali! Ser dali! E custou-me ter de voltar (como sempre custa). Falei-lhes de Taizé...gostava muito que eles fossem.

É espectacular a abertura com que nos receberam!!! Foi brilhante a partilha que fizemos, a troca de músicas (ensinei-lhes o "Desperta", tinha a certeza que iam adorar!) a mim toca-me tanto aquela frase "Não imaginas se tu te lanças, o que em ti surgirá!". O encontro funcionou muito à volta desta frase. Admitimos os medos que tinhamos, fomos capazes de falar deles!!!

Ontem à noite fui a um barzito com eles porque o Charlie fazia anos :) Estive lá como se os conhecesse há anos, integram muito bem as pessoas!

Acho que o mundo precisa de mais grupos assim...

Já tivemos que voltar infelizmente, mas na viagem pedi à mana Goreti para me contar histórias de África. Acho que nunca fique tão fascinada com histórias...aquela cultura apaixona-me! "Aqueles batuques lindos pareciam o coração da Terra" dizia a mana "lá mais para o fim, deixaram de ser o coração da Terra para passarem a ser o coração de Deus".

Estas coisas enchem-me e preenchem-me de uma maneira...

Quero ir um dia...sem medo!

"Maior alegria está em dar do que em receber"


Rita

2 comentários:

No Coração de Deus disse...

uma história cheia de histórias...

fecha os olhos...imagina-te envolvida pelo amor de Deus...agora abre os olhos...e vê a história maior que Ele quer fazer contigo!

Bjis, deste teu irmão...
que, como sempre, te leva ao Coração de Deus.

o padre!

Luis disse...

A musica é lindissima mesmo.. tens jeito para escolher musicas.. lol

este fim de semana... foi mesmo para recordar.. sinto a falta desses momentos... é dificil ver partir aqueles que mais gostamos.. sentir falta da ternura.. dos sorrisos.. dos gestos.. dum simples suspiro..



Luis.