O exemplo



O exemplo deve ser uma fonte de aprendizagem em todas as alturas da vida.
Não devemos aprender só com os nossos erros, mas é sinal de inteligência aprender com os erros dos outros.
Nós humanos temos muito mais facilidade em aprender com exemplos práticos do que com palavras.
Há uns dias atrás, lembrei-me de um dos maiores exemplos de perdão que tive na vida, dado pela minha Avó Branquinha.
Tinha eu os meus oito, nove anos e andava na sala da casa dos meus Avós a brincar com um balão. Como em todas as casas de Avós, há pratinhos a enfeitar a sala. Ora eu que não parava quieta, fui avisada pela Avó Branquinha para sossegar, pois o balão podia partir qualquer coisa. Sempre fui teimosa (em tempos mais do que agora) e não parei...O meu lindo balão foi bater num dos pratos que enfeitavam o móvel e caiu em cima do pé descalço da Avó, que estava sentada no sofá.
O dedo pequenino do pé começou a sangrar. Fiquei muito envergonhada e aflita. E quando me cheguei ao pé da Avó a pedir-lhe mil desculpas, com o maior peso na consciência, ela olhou para mim, fez-me uma festinha na cara e calmamente disse: não faz mal, querida. Estás desculpada, não te preocupes!

Isto desarmou-me. Ela estava a sangrar do pé por MINHA CAUSA, depois de me ter dito para PARAR! E mesmo assim não estava zangada comigo? Mas...de certeza que lhe estava a doer o pé! E...

Isto ficou-me para sempre na memória.
Não tenho dúvidas que o exemplo também nos constrói.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sabia dessa história Rita...
Realmente ela é um exemplo...