Vou de regresso a casa,
e a Ti me dirijo para pedir
os meios que me permitam aproximar-me de Ti.

Se Tu me abandonas, a morte cairá sobre mim.
Mas Tu não abandonas ninguém que não Te abandone.

És o sumo bem, e ninguém Te procurou devidamente, sem encontrar-Te.
E procuro-Te devidamente aquele que Tu quiseste que assim Te procurara.

Pai, que eu Te procure sem cair no erro.
Que ao procurar-Te a Ti, ninguém me saia ao encontro em vez de Ti.

Vem ao meu encontro, pois o meu único desejo é possuir-Te.

E se há em mim algum apetite supérfluo,
elimina-o Tu, para que possa alcançar-Te.
Peço à Tua clemência que me converta plenamente a Ti
e desterre de mim todas as repugnâncias que à minha conversão se oponham.

E, enquanto levo sobre mim a carga do meu corpo,
faz que seja puro, magnânimo e prudente,
perfeito conhecedor e amante da Tua sabedoria,
digno de morada e morador do Teu beatíssimo reino.

Amén


Sto. Agostinho

Sem comentários: