Rezar juntos


"Agora não venhas ao meu quarto...vou rezar. Quer dizer, se quiseres vir rezar vem, mas é só para dizer que não quero que me interrompas enquanto lá estiver."
Instantes depois, a porta do meu quarto abriu-se e entrou o meu irmão. Sentou-se no chão em frente a mim e ficámos os dois quietos a ouvir o Passo-a-rezar do dia de hoje. Durante os 10 minutos de oração em formato áudio, passaram-me muitas coisas pela cabeça como: "Oh, a música que hoje puseram não é do agrado do meu irmão" ou "espero que o evangelho seja fácil de perceber para ele não apanhar seca" ou ainda "esta ainda não deve ser bem a forma dele rezar"; Depois destes momentos de insegurança pensei: Rita, ele está aqui porque quis vir...Deus deve ter algo a dizer-lhe, por isso, não te preocupes, relaxa, concentra-te na oração e vê o que ela te traz a ti.
Quando a oração acabou, resolvi falar com o nosso Amigo como de costume. A chorar, disse-lhe muita coisa que sentia e o meu irmão ouviu atento e de seguida também partilhou, na simplicidade, aquilo que queria agradecer e pedir.
Demos um abraço e falámos sobre o momento que tinhamos acabado de viver. Coisas que ele não percebeu muito bem, dúvidas.
Partilhei com ele a minha forma de viver e a minha vontade de fazer um caminho para a Santidade sendo do mundo, mas não mundana.
São momentos assim que nos unem às pessoas. Quem tem Fé percebe a importância de rezar juntos. Quem não tem eu explico: É como viajar com alguém. Não tem piada ir sozinho, porque assim não temos alguém com quem partilhar a experiência. Ao rezarmos, estamos sempre a partilhá-la com Deus, é certo, mas todos sabemos que Deus não nos responde como alguém responde; Rezar em conjunto aproxima as pessoas, cria laços.
É muito bom ter um irmão. É muito bom ele fazer parte assim da minha vida e deixar-me fazer parte da dele!

1 comentário:

Margarida Sá disse...

Eu às vezes também gostava que além da minha mãe, viessem os meus irmãos e o meu pai rezar o terço à noite. Mas tudo tem o seu tempo. Já o fizemos em tempos. Talvez um dia eles queiram voltar a rezar. Deixo-os nas mãos de Deus.
Mostra ao teu irmão tudo o que sabes, para sempre poderes partilhar com ele esses momentos. :) beijoca