Attraversiamo

"Até agora, no entanto, o que mais gosto de dizer em italiano é uma palavra simples, comum: Attraversiamo.

Quer dizer: “Vamos atravessar.” Os amigos dizem isso uns para os outros sem parar quando estão andando pela calçada e decidem que chegou a hora de passar para o outro lado da rua. Ou seja, é literalmente uma palavra pedestre. Ela não tem nada de mais. Mesmo assim, por algum motivo, causa-me um efeito poderoso. Na primeira vez em que Giovanni me disse isso, estávamos a caminhar perto do Coliseu. De repente, eu o ouvi dizer essa palavra linda e parei, perguntando:
- O que é que isso quer dizer? O que acabaste de dizer?
- Attraversiamo.
Ele não conseguia entender por que eu gostava tanto dessa palavra. Vamos atravessar a rua? Mas, aos meu ouvidos, essa é a perfeita combinação de sonoridades italianas. O a aberto e promissor da primeira sílada, o r enrolado, o s tranqüilizador e a interminável combinação “ii-aaaa-mo” no final. Adoro esta palavra. Agora digo-a o tempo inteiro. Invento qualquer desculpa para dizê-la. Isso está a deixar Sofie maluca. Vamos
atravessar! Vamos atravessar! Estou sempre a puxá-la de um lado para o outro no meio do tráfego romano enlouquecido. Vou acabar por nos matar às duas só por causa desta palavra."

Elizabeth Gilbert in Comer, Orar, Amar


A mãe deu-me este livro no Natal...depois de eu ter visto o filme pedinchei muito muito, e ela acabou por me fazer a vontade. Tenho algumas coisas com as quais não concordo muito, mas falarei sobre isso depois, para já só posso dizer que estou a adorar envolver-me nas histórias e viagens desta Liz. Este excerto que aqui pus, já o passei há algum tempo (agora estou na Índia), mas gosto imenso da palavra attraversiamo e talvez por isso me tenha ficado na memória!

Estou quase a ir a Itália! Ai...nunca mais acaba esta fase terrível de entregas e trabalhos e dores de cabeça e falta de descanso e de não fazer nada! Quero ir descobrir cada cantinho de cada lugar que vou, quero ouvir falar Italiano, quero estar metida até aos ossos nesta cultura de língua tão doce.

Chega rápido fim do mês, por favor!

1 comentário:

Catarina disse...

Vens visitar-me! Ai estes italianos apesar de tudo são um povo tão carismático com uma língua que soa tão bem como nenhuma outra :)
Aqui já aprendi muita coisa!
Che bello paese questo!